Como Criar Música Eletrônica

Com o crescimento da tecnologia e seu aprimoramento, os aparelhos técnicos conhecidos sintetizadores, antigamente usados exclusivamente em estúdios de música, já podem ser encontradas na rede a fim de que seja possível que outras pessoas possam como criar música eletrônica em casa, de maneira independente.

Agora, fazer arranjar e gravar composições próprias de música eletrônica se tornou bem mais fácil e pode ser feito por qualquer pessoa que esteja disposto a aprender. Veja algumas dicas de como produzir musicas e embarque nesse negócio.

criar música eletrônica

Como Criar Música Eletrônica Com Ajuda de Componentes

Para aprender como criar música eletrônica de qualidade você vai precisar de alguns componentes chamados de sintetizadores, eles correspondem aos instrumentos de música eletrônica e são responsáveis por produzir a música ajudando na sua concepção, dando ritmos, tons e escolhendo as batidas certas.

Esses sintetizadores devem ser controlados com os instrumentos. Alguns controladores apresentam andar o variedades mais simples, onde é possível comandar o sintetizador a partir do padrão conhecido como MIDI.

Alguns dos controladores mais comuns são: teclado; teclados de uso doméstico; clarinete, saxofone soprano, flauta ou trompete, guitarra MIDI e bateria a rádio.

Computador de Qualidade Para Produzir Musicas

Escolha um bom computador e que você esteja bem familiarizado, pode ser desktops ou mesmo seu notebook, ambos funcionam bem para produzir musicas eletrônicas.

Se sua intenção é criar as melhores musicas eletronicas em um único local, a melhor opção é desktop, se pretende estar em locais diferentes para produzir, o melhor é ter um notebook.

Quanto ao sistema operacional, utilize aquele que estiver mais acostumada, porém, prefira uma versão mais recente da que você já usa.

Tenha também uma CPU com ótima memória para armazenar todas as melhores musicas eletronicas que fizer.

Associe Seu Computador a um Bom Equipamento de Som

Para como criar música eletrônica você pode utilizar placa de som que já está acoplada ao seu computados, com a ajuda de caixas de som simples.

Porém, considere algumas atualizações como uma placa de som projetada para fazer musica eletronica online, assim como monitores de som que são adequados para projeções em estúdios, fones de ouvido profissionais, que permitem maior concentração em partes que exigem mais na captura de sons mais suaves.

Instale Bons Programas e Instale no Seu Computador

Para saber como criar música eletrônica você vai precisar de algumas aplicações que são essenciais para produzir.

Primeiramente é necessário que você tenha o programa Digital Audio Workstation (DAW), ele permite que todos os componentes em software trabalhem em conjunto para fazer musica eletronica online. Ele dispõem de interface amigável.

Você também vai necessitar de um programa editor de áudio que vai auxiliar na capacidade de edição ao criar as musicas eletronicas mais tocadas.

Ele também oferece a possibilidade de editar amostras e fazer conversões de formatos para converter MP3.

Tenha também versões virtuais de componentes sintéticos que estão nos instrumentos musicais eletrônicos.

Eles serão instalados em formato plug-ins no seu DAW e você pode encontrá-los gratuitamente.

Tenha um bom plug-ins que ofereça efeitos musicais como choral, reverberação, delay.

Tenha amostras ou chamados samples, que são peças de sons, ritmos e batidas, que podem ser utilizadas para aprender como criar música eletrônica e aprimorá-las.

Essas amostras são organizada em pacotes de gênero musical específico e algumas são disponibilizadas gratuitamente  online.

Aposte Em Ritmos Adicionais

Ao criar música eletrônicas você tem que ter em mente que as músicas não têm um único ritmo.

Por isso, aposte em ritmos múltiplos, adicionais que podem ser inseridos nas suas composições e fique atento se esses ritmos adicionados vão funcionar da maneira certa e produzir o efeito esperado na música, sem soa como uma confusão musical.

Faças as Mixagens Nas Suas Músicas

Faça com que os sons dos instrumentos trabalhem todos juntos. Para isso, você deve escolher um componente para ser base para os outros sons, ajustando-os e fazendo com que se repita em dada parte da música. Geralmente, o som base vem da batida.

Conheça Seus Ouvintes

Para aprender como criar música eletrônica é importante que você leve em consideração não somente o seu gosto pessoal mas principalmente dos outros, seus ouvintes.

Por isso atente-se a tudo, como uma boa introdução que fará com que o seu ouvinte se interesse pela sua música e ela fique nas musicas eletronicas mais tocadas.

Porém, não deixe de ter personalidade, mesmo que goste daquilo que produziu mas, não esteja bom realmente, não faça.

Não tenha Pressa Em Criar Música Eletrônica

Tenha em mente que saber como criar música eletrônica leva tempo e dedicação, pode ser um processo cansativo, que pode alterar seus ouvidos depois de ouvir repetidamente.

Esse processo de criação exige muito de você, por isso aceite os erros, as falta de harmonia nas composições, os instrumentos mal colocados, tudo isso com o tempo vai ser aprimorado.

Experimente fazer um curso para aprender a fazer composições de música eletrônica, isso irá te ajudar nas parte mais técnica do processo.

Alguns Materiais Para Começar Este Processo

Listamos alguns equipamentos que você precisa ter para começar como criar música eletrônica, alguns já foram citados anteriormente, mas reforçamos:

  • Um computador, de preferência que já venha com uma placa de som que facilite composições e gravações;
  • Instrumento musical eletrônico – sintetizador/controlador);
  • Tenha um controlador MIDI – que é como parte do instrumento nas gravações;
  • baixe ou compre programa de edição de áudio e DAW – irão te auxiliar nas composições e gravações;
  • Tenha monitores de som – que na verdade servem com auto-falantes-  e fones de ouvido;
  • Tenha plug-ins de instrumentos eletrônicos musicais em formato virtual;
  • Tenha também plug-ins que ofereçam efeitos musicais digitais, além de pacotes de amostras ou samples;

Dicas

Depois que você conseguiu como criar música eletrônica, experimente tocá-las em diversos sistemas de som, como aparelhos domésticos, aparelhos MP3, players de carros, tablets, celulares smartphones (aplicativo para criar musicas), dispondo de uma vários fones de ouvido e auto-falantes.

Procure um curso em uma escola de produzir musicas para te ajudar a aprimorar as sua técnicas e até mesmo adquirir novas.

Uma ótima opção é o Curso de produção musical QuickProducer 2.0 – Curso Online de Produção de Música Eletrônica.

Esse curso é online é pode ser utilizado através a partir do software Ableton Live, é todo focado em criação e produção das melhores musicas eletronicas.

Acesse o botão abaixo e garanta já sua vaga, estamos com uma alta demanda e por isso podemos ter que fechar as inscrições a qualquer momento sem aviso prévio. 

musicaseartes

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *